Abra o teu coração para Jesus

Digno ès, Senhor, de receber Glória, e Honra, e Poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.































































































































































































































































































































































































































































































































quinta-feira, 20 de maio de 2010

Shavuot - Festa das Semanas

Está terminando em Israel e nas comunidades judaicas espalhadas pelo mundo uma das festas mais significativas do povo judeu: o SHAVUOT, que traduzido significa apenas: "semanas". Exactamente 50 dias após a Páscoa judaica, esta festa instituída no Velho Testamento corresponde ao dia da dádiva da Torah (a Lei) e ao dia preciso da dádiva do Espírito Santo à Igreja em Jerusalém, conhecido como Dia de Pentecoste (do grego).




É por isso de grande importância esta celebração, pois são os 2 dias mais importantes no relacionamento de Deus com o Seu povo: a Lei dada ao Seu povo de Israel no monte Sinai e a nova Lei trazida pela dádiva do Espírito Santo (Ruach) de Deus ao Seu povo universal, agora não mais composto de uma só raça, mas constituído por todos aqueles - judeus e gentios - que confessam e seguem a Jesus como o Messias de Israel.

Neste dia de festa os judeus comem iguarias especiais e ornamentam as suas casas de plantas verdes. As escolas religiosas aproveitam para ensinar os preceitos bíblicos e em Israel são muitos milhares os que procuram passar a noite junto ao Kotel - o chamado "Muro das Lamentações". Os jornais trazem diversas receitas de pratos feitos à base de lacticínios, e nesta época é enorme a variedade e selecção de queijos e outros lacticínios difíceis de encontrar em outras ocasiões.

Por quê comer produtos derivados do leite nesta ocasião?

Uma das principais razões tem a ver com o valor numérico da palavra hebraica para "leite" - chalav - que totaliza o número 40, o número de dias em que Moisés esteve no Monte para receber a Lei. Outra razão tem a ver com o facto de a festa ter sido realizada inicialmente num shabbat, dia em que não se podem matar animais, pelo que pelas regras da comida kosher os únicos produtos que os israelitas teriam comido seriam os derivados do leite, tradição que se mantém até aos dias de hoje.

Que bom seria que não fosse só nestes dias, mas que em todos os dias o povo de Deus se pudesse aproximar mais d'Ele, para que a Sua Palavra e o Seu Espírito pudessem não só habitar mas revelar-se cada vez mais nos nossos corações!



Por Shalom Israel       Postado pelo instituto edificar, no dia de hoje!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário