Abra o teu coração para Jesus

Digno ès, Senhor, de receber Glória, e Honra, e Poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.































































































































































































































































































































































































































































































































quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vulcão na Indonésia: A terra vomitando seus moradores.

Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus moradores. Levítico 18:25
Eis que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. Isaías 24:1     As autoridades da Indonésia elevaram hoje para 28 o número de mortos e para 91 o número de feridos em consequência da erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, segundo dados do Ministério da Saúde.

A maioria dos corpos resgatados está carbonizada, enquanto os feridos sofrem problemas respiratórios e queimaduras.

Entre mortos há um bebê de três meses, que não resistiu a problemas respiratórios, um jornalista e o guarda espiritual da montanha, o respeitado Mbah (avô) Maridjan, que morreu enquanto orava para que o vulcão apaziguasse, em sua casa, situada a quatro quilômetros da montanha.

Ao lado do guarda de 83 anos e entre os restos da casa, as equipes de resgate encontraram outros 14 mortos, inclusive um jornalista indonésio, que tinham buscado proteção do venerado Maridjan.

A queda do antigo reinado Mataram se atribui a uma explosão do Merapi no ano 1006, que cobriu com uma camada de cinzas toda a ilha de Java.

Naquela época, acreditava-se que o vulcão servia de morada para diversos espíritos que não não podiam se enfurecer. Por isso, os reis faziam oferendas regulares à montanha.

O Merapi fica 30 quilômetros ao norte de Yogyakarta, aquele que foi o centro do poderoso Império de Mataram.

A Cruz Vermelha Indonésia distribuiu cobertores, plásticos e tendas nos centros de acolhimento que foram organizados na região do vulcão.

Militares, policiais e funcionários civis cobertos com máscaras brancas se encarregam da evacuação das pessoas em caminhões e veículos do Exército e buscam sobreviventes na região.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 18 mil pessoas estão amparadas até o momento em abrigos fora do raio de segurança de dez quilômetros.

O Governo começou na segunda-feira a evacuar cerca de 40 mil pessoas para estabelecer um raio de segurança de dez quilômetros em torno da cratera da montanha.

Os vulcanólogos tinham advertido que a pressão no interior do vulcão havia alcançado um nível perigoso e que uma grande explosão poderia ocorrer.

Ao longo do fim de semana, a atividade do Merapi foi aumentando até superar as 500 explosões diárias e quase 200 pequenas erupções de lava por dia.

Há quatro anos, quando o Merapi explodiu pela última vez, duas pessoas morreram. A cidade de Yogyakarta sofreu um terremoto e ficou envolvida em uma nuvem de cinzas e gases.

A Indonésia fica situada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica, onde cerca de 129 dos mais de 400 vulcões estão ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário