Se você mantém um blog ou se  simplesmente se importa com a sua liberdade de expressão e com a defesa e  garantia de liberdades individuais e coletivas informe-se e faça algo a  respeito antes que todos tenhamos que testemunhar o nascimento de uma  nova e poderosa CENSURA.
A proposta de número 7131 de autoria do deputado federal Gerson Peres (PP-PA), foi apresentada no  dia 14 de abril e pretende instaurar mecanismos de censura sob o  pretexto de regulamentação.
Este ofensivo projeto de lei, que não só  inclui blogs, mas também fóruns e mecanismos similares de publicação na  internet (termos muito convenientemente vagos), inclui basicamente três  pontos principais:
- Comentários de blogs (e semelhantes) terão que ser previamente moderados.
- Crimes contra honra – calúnia, injúria e difamação – advindos dos comentários de blogs serão de responsabilidade de seus editores, proprietários ou autores. Ações civis poderão ser impetradas contra o dono do blog.
- Todos os blogs (e semelhantes) terão que ser registrados no registro.br. Este registro inclui informações tais como: Nome Completo, Endereço completo, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Telefone (fixo, celular ou os dois), CPF e RG.
Caso o blog ou similar não estiver em  conformidade com estas regras terá que pagar uma multa de R$2.000 até  R$10.000 reais!!! Por exemplo, o meu blog seria multado, porque meu  registro não é no registro.br, e provavelmente nunca será!
O pretexto utilizado é que os blogs e  afins, por mais que tenha aumentado as possibilidades de manifestação do  pensamento e liberdade de expressão, não são passíveis de  responsabilização civíl e penal no caso de ocorrência de crimes contra a  honra.
O que vemos aqui é um dupla armadilha. A  primeira será de manter a identificação e o registro de cada um de nós  blogueiros. Não haverá mais anonimato, todos os blogueiros serão  conhecidos, pelo menos para o governo. A segunda é que, quando bem  entenderem, poderão cancelar o registro no registro.br. Alguém ousou  criticar a nova campanha de vacinação do governo? Simples, cancele seu  registro, afinal, onde já se ouviu tamanha calúnia!
Em relação ao comentários anônimos, caso  você não tiver habilitado moderação ou não tiver muito cuidado para não  deixar passar um comentário calunioso, pessoas mal intencionadas (ou  até mesmo empresas ou departamentos do governo que se sintam expostos  pelo blog ou fórum) poderão simplesmente escrever algo que possa ser  visto como calúnia para que o responsável seja processado de forma civil  e penal.
Apesar do foco da lei ser nos  comentários anônimos, no meu ver o real objetivo é identificar e  registrar todos os blogueiros, além de criar burocracia e esta ameaça  constante que com certeza fará com que menos pessoas se aventurem a  abrir um blog.
No caso dos fóruns, esta lei irá  torná-los totalmente ineficaz. Ou você terá que achar uma forma de  identificar os usuários do fórum ou terá que moderar todas as mensagens.  Quem irá usar um fórum assim?
Uma outra implicação serão nos blogs  corporativos de jornais, ou até matérias de jornais que permitam  comentários. Os veículos de mídia terão que se certificar da identidade  dos autor dos comentǽrios ou arcar com a responsabilidade por processos.  O resultado será que lamentavelmente irão remover quaisquer  oportunidades de interação com os usuários. A internet simplesmente  virará o que vemos hoje na TV, um total controle da mídia corporativa.
Não apenas seremos todos nós blogueiros  identificados, dando oportunidade para retaliações e coações por parte  do governo quando postarmos verdades inconvenientes, mas teremos nosso  blog rapidamente retirado do ar quando bem entenderem.
De acordo com o site Terra,  o projeto de lei (PL-7131/2010) tramita na Câmara em regime de  urgência, e aguarda apreciação em plenário, ainda sem data definida.
Leis similares estão sendo criadas nos  Estados Unidos, e não me surpreende que o Brasil está querendo ficar a  frente em matéria de controle totalitário.
Créditos do blog: Tiles Experts e A Nova Ordem Mundial

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário