Abra o teu coração para Jesus

Digno ès, Senhor, de receber Glória, e Honra, e Poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.































































































































































































































































































































































































































































































































segunda-feira, 26 de julho de 2010

Receber prosperidade em todas as áreas!!!

Saiba como é importante não se desviar da Palavra de Deus e manter o alvo em Jesus Cristo para contemplar a fidelidade do Senhor derramada sem medida




    Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Naum, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos Heteus e até ao mar grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. (Josué 1.1-6.)

Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alongam as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua prosperidade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas. (Isaías 54.2-3.)

Chegou o tempo de recebermos a condição de prosperidade e expansão em todas as áreas da nossa vida. Deus deu a Josué a maior unção de conquista que é descrita em toda a Bíblia – isso significa também que Deus deu a Josué prosperidade e expansão naquilo que ele empreendeu, porque é impossível que alguém conquiste sem expandir, ou seja, um guerreiro e conquistador sendo alguém falido, pelo contrário, a marca das características de Josué em nós é a prosperidade e a capacidade de expansão.

Deus é um Deus de crescimento – a estagnação, o lugar de conforto e o retrocesso não procedem de Deus, mas da alma humana. Por essa razão, o Senhor diz em sua Palavra “não impeças” (Is 54). Por quê? Porque a única coisa que pode impedir o nosso avanço e nossa expansão é a nossa própria mente. O apóstolo Paulo disse aos coríntios: “Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós.” (2 Co 6.12-13.)

A vontade de Deus para o seu povo é que haja prosperidade em tudo, da mesma forma que Ele disse a Josué: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés”. E para que essa prosperidade e expansão aconteçam conosco, o Senhor derramou sobre nós a unção apostólica de Josué: de guerreiro, conquistador, sacerdote e sucessor!

Para que Josué pudesse viver esse nível de prosperidade expansão em suas ações, era necessário que ele fosse tratado em sua alma e obedecesse às instruções que Deus lhe dera. Deus deu a Josué algumas palavras imperativas que eram a condição para que ele prosperasse e expandisse.

Para recebermos a prosperidade e a expansão que Deus deu a Josué é necessário:

1 – Dispor-se para avançar contra o impossível, como um guerreiro

Em primeiro lugar, Deus ordenou a Josué: “Dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”. Passar o jordão é quebrar barreira. Dispor-se significa romper a inércia, ir adiante, dar passos de fé, empreender. Deus quer fazer uma grande obra de poder em muitas pessoas, mas não há disposição, elas não se apresentam, ao contrário, cercam sua vida de desculpas que demonstram as suas impossibilidades.

Existem pessoas que poderiam ser grandes servos de Deus, mas “o meu trabalho / os meus estudos / a minha família / as outras pessoas...” tudo se torna um impedimento. Deus não precisa saber quais são as dificuldades, mesmo porque Ele já sabe – o Senhor conhecia as limitações pessoais de Josué que deveria ser alguém tímido, desanimado e até medroso diante de coisas maiores), porém o que Deus precisava de Josué era que ele se dispusesse para que Deus fizesse a obra em sua vida. Tudo que Deus precisa é de alguém que se disponha a dizer “eis-me aqui”, pois naquilo que somos limitados e impossibilitados Ele é perfeito e todo-poderoso. Ele quer derramar a sua glória sobre a nossa vida!

“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti.” (Is 60.1)

2 – Ser forte e corajoso para perseverar como conquistador

A segunda coisa que Deus disse foi: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais” e depois, no versículo 7, o Senhor repete: “Tão somente sê forte e mui corajoso.”

Essa palavra partiu do Senhor, isso significa que essas características não são da carne, mas do espírito! Deus estava tratando José espiritualmente naquilo que ele necessitava assimilar para que pudesse prosperar e expandir, logo em seguida o Senhor diz: “Então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” (vs 8). Deus também nos trata espiritualmente. Ser forte e corajoso, conforme a palavra, significa:

- Ser íntegro (quem não é íntegro está dividido e não prospera);

- Ser maduro (quem não tem maturidade se desvia, roda em círculos como o povo no deserto e não expande);

- Ser um homem de fé (quem não crê que Deus pode realizar maravilhas inviabiliza o milagre e não prospera – não dá passos de ousadia)

Por isso a palavra de Deus nos estimula: “Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.” (Jl 3.10.)

3 – Não se desviar, ter o seu foco orientado pela palavra apostólica

Deus deu a Josué uma sequência de determinações: não se desvie para a direita ou esquerda / não cesses de falar do livro da lei / medita na palavra dia e noite”. Tudo isso era a palavra do apóstolo Paulo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mais transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Quantas pessoas deixaram de viver as promessas de Deus porque se desviaram (ou para a esquerda, ou para a direita, se desviaram em palavras alheias, em rebeldia do coração, nas transformações da própria alma), após desviar-se deixaram de falar da palavra e meditar nela, mas encheram o coração e a sua boca daquilo que não edifica – desviar-se não é necessariamente sair da igreja – muitas vezes desviar-se é perder os referenciais, perverter os sentimentos, a essência, a pureza, por isso o Espírito Santo disse à igreja em Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu próprio amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta a prática das primeiras obras” (Ap 2.4-5). Por isso o Espírito Santo te fala: Não se desvie! Medita no que é bom! Fala a palavra (profetiza!)

Quando essa prosperidade e expansão estão na minha vida, eu vivo:

1 – A ocupação plena da minha terra prometida

A promessa de ocupação que Deus deu a Josué era tremenda: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés”. Ou seja, a conquista era irrestrita da parte de Deus para aquele povo!

Todo mundo espiritual se move por meio de ocupação territorial, por isso Paulo diz: “Porque a nossa luta não é contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.” (Ef 6.12.)

Quanto mais você ocupar espaços, maiores serão as suas possibilidades e domínio, por isso o Senhor o chama como chamou a Josué debaixo dessa unção: Expanda! Conquiste a sua família, o seu ministério, a sua vida financeira e todas as áreas da sua vida!

2 – A autoridade e a honra no lugar da minha conquista

Deus estava dando a Josué autoridade e poder para avançar sobre Canaã, porém o estabelecimento de autoridade e de honra dependeria do avanço que Josué empreendesse. A verdade é que ninguém reconhece ou mesmo honra aquele que retrocede, diminui ou falha em suas conquistas, porém é reconhecido aquele que prospera e expande, quem tem a marca de Deus sobre a sua vida. Por isso, a Palavra de Deus sobre a sua vida é a palavra dada a Josué: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.”



Desafio de fé: Faça como Josué e obedeça às instruções de Deus para alcançar expansão, crescimento e desenvolvimento. Assim, ninguém poderá resistir a você, todos os dias da sua vida.

Pr. Marcos Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário