Abra o teu coração para Jesus

Digno ès, Senhor, de receber Glória, e Honra, e Poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.































































































































































































































































































































































































































































































































quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia Internacional da Prostituta- Inversão de valores morais.

Em 1975, a primeira batalha contra a discriminação
No dia 2 de junho de 1975, 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França. Elas protestavam contra multas e detenções, em nome de uma "guerra contra o rufianismo", e até contra assassinatos de colegas que sequer eram investigados. Além disso, maridos e filhos de prostitutas eram processados como rufiões, por se beneficiarem dos rendimentos das mulheres. Tabernas deixaram de alugar quartos para as trabalhadoras do sexo, com medo da repressão policial. A diretoria da igreja e a população de Lyon apoiaram a manifestação e deram proteção a elas.
A ocupação da igreja foi transmitida por todos os meios de comunicação, no país e no exterior, inclusive no Brasil. As mulheres exigiam que o seu trabalho fosse considerado "tão útil à França como outro qualquer". Outras 200 prostitutas percorreram as ruas de carro distribuindo filipetas, com denúncias de que eram "vítimas de perseguição policial", o que as impedia de trabalhar. Uma carta foi enviada ao presidente Giscard d'Estaing.
O movimento se ampliou para outras cidades francesas, como Marselha, Montpellier, Grenoble e Paris, onde colegas também entraram em greve.
No dia 10 de junho, às 5 horas de manhã, as mulheres na igreja de Saint-Nizier foram brutalmente expulsas pela polícia.
Ao ter a coragem de romper o silêncio e denunciar o preconceito, a discriminação e as arbitrariedades, chamando a atenção para a situação em que viviam, as prostitutas de Lyon entraram para a história. Por isso, o 2 de junho foi declarado, pelo movimento organizado, como o Dia Internacional da Prostituta.  Parece brincadeira, mas não é!!!! Aqui, na Paraiba, houve uma programação toda especial para o dia, com manifestações, workshops, relacionado a associação local. Vejam a programação:
A festividade começa logo cedo, às 06h02, com a largada da Corrida da Calcinha, pelas ruas centrais da capital paraibana. As três primeiras atletas que cruzarem a linha de chegada vão ganhar, pela ordem, um bode e um aparelho de DVD; três galinhas e um ferro de engomar; e duas cordas de caranguejos mais um liquidificador. A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora, na boêmia Rua da Areia, com a equipe da Associação de Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros-PB), “lembrem-se apenas de trazer a sua calcinha”, avisa Ricardo Peixoto, membro da organização do evento.
Depois de todo esse esforço, haverá uma pausa para o descanso e novas atividades a partir das 14h02, com Oficina de Máscara, Performance e Alimento. No período da noite a programação reunirá a Galeria de Rua, Mostra Puta Arte, Tenda Eletrônica, Radiola de Ficha, Oficina Cabaré e o 4º Desfile de Roupas Íntimas, que acontecerá na boate Scalla, a partir das 23h53, com ingresso sendo vendido a três reais. O evento irá contar com um palco montado na Rua da Areia, objetivando uma melhor visualização das apresentações para o público Pessoense.
O Projeto Glória Vasconcelos, promovido pelo SESC PB também fará parte da grade de programação do evento, apresentando atrações musicais. O Projeto irá contar ainda com a exibição dos filmes “Sentado na Beira do Rio”, “Miró: Preto, Pobre e Periférico”, “Seu Pita Social Clube” e uma seleção de Curtas Paraibanos, através do Projeto Cinema na Rua, que disponibiliza grandes títulos da sétima arte a exibição pública. A mostra artística Parede Poética também estará presente na Rua da Areia, destacando os poemas de Pedro Osmar, Clarice Lispector, Lúcio Lins, Cátia de França e Ariano Suassuna. As atrações musicais ficarão por conta da cantora Isa y Plá e da Banda Sudamérica.
A organização do evento está a cargo da Associação dos Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros-PB), que promove a festança em parceria com a Agência Ensaio. Além do apoio de dezenas de artistas, simpatizantes e empresários que aprovam a realização do evento, assim como o Museu da Imaginação, a Prefeitura de João Pessoa, o Governo da Paraíba, o Sesc - PB, o Ministério da Saúde e Funjope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário